O que fazer em Huaraz: 17 Melhores Trilhas e Atrações

0

Huaraz (Peru): 17 Dicas de Caminhadas, Lagoas e Aventura nos Andes

Huaraz é um verdadeiro paraíso para os amantes de atividades ao ar livre no Peru, oferecendo uma vasta gama de opções de caminhadas e aventuras.

Ainda pouco conhecida por muitos turistas internacionais, essa cidade se encontra fora dos roteiros mais comuns para quem tem apenas duas semanas para explorar o Peru.

No entanto, se você é apaixonado por trekking e pela natureza, Huaraz é uma parada obrigatória no norte dos Andes peruanos!

Para facilitar sua preparação, preparei o guia definitivo sobre as melhores coisas para fazer em Huaraz, com caminhadas de aclimatação, passeios de um dia e excursões de trekking de vários dias.

Além disso, você encontrará dicas valiosas, informações práticas e as melhores opções de hospedagem em Huaraz para garantir que sua viagem seja inesquecível.

1. A cidade de Huaraz

Situada a uma altitude de 3080 m nos Andes, Huaraz é a capital da região de mesmo nome, na província de Ancash.

De fato, não há muito o que fazer na cidade e seu principal interesse é ser o ponto de partida para todas as excursões.

Mas já que você terá que passar por lá, é melhor aproveitar ao máximo!

O que fazer na cidade de Huaraz:

  • A Plaza de Armas: é a praça central de Huaraz, onde estão localizados a catedral, o Sagrario San Sebastian, o escritório de turismo e o museu de arqueologia.
  • O Museu Arqueológico de Ancash: apresenta o desenvolvimento histórico e cultural da região de Ancash, de 10.500 a.C. até o século XVI. Há artefatos de chavin, huaraz, mochica, recuay e incaicos. Seu jardim é uma visita obrigatória com seus 140 monólitos. De terça a domingo, das 9 às 17 horas. Entrada: 7 soles.
  • O Santuário do Señor de la Soledad é uma bela igreja localizada na Plaza de la Soledad.
  • Visite o Mercado Central onde você pode ver a vida local, produtos de todos os tipos, etc.
  • O Mirador Rataquenua: é um mirante com uma excelente vista de Huaraz e das montanhas ao redor. Você pode caminhar por 1 hora a partir do centro ou ir de táxi (20 soles). Mais adiante, há também o mirante Pukaventana.
  • Prove a cerveja Cerveja Sierra Andina que é originária de Huaraz. Ela foi uma das primeiras cervejas artesanais do Peru! Agora ela é muito famosa e está disponível em todo o país, mas o melhor lugar para você descobri-la é no trivio bar.

2. Chavín de Huantar

Localizado a cerca de 3.100 metros acima do nível do mar, entre as impressionantes montanhas da Cordilheira Branca e os rios Mosna e Huachesca, Chavín de Huantar é um complexo arqueológico declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

É uma das principais atrações turísticas de Huaraz e um dos destinos imperdíveis no Peru.

Chavín de Huantar foi o centro administrativo e religioso da cultura Chavín (1500-400 a.C.) e um dos locais de peregrinação mais importantes do mundo andino, sendo tão relevante que até mesmo peregrinos da Amazônia viajavam até lá!

O sítio arqueológico é composto por várias construções, com uma rede complexa de galerias e corredores. Chavín de Huantar é conhecido por abrigar as estruturas de pedra esculpida mais antigas do Peru.

As construções mais importantes incluem El Castillo (também chamado de Templo Novo ou Templo Maior) e o Templo Velho.

Outras estruturas notáveis são a Estrutura Norte, a Praça Circular, a Pirâmide Tello, a Plataforma Norte, a Plataforma Sul e a Praça Quadrangular.

Além disso, não deixe de visitar o Museu Nacional de Chavín, que apresenta a evolução da cultura Chavín e onde você pode ver o obelisco de Tello, 19 pututus (instrumentos de sopro), 282 peças de cerâmica e outros artefatos.

Como visitar Chavín de Huántar:

  • Por conta própria: Você pode chegar lá de ônibus a partir de Huaraz (cerca de 3 horas de viagem). A entrada para Chavín de Huántar custa 15 soles, com acesso ao Museu Chavín incluso. Você pode pegar o ônibus próximo ao parque PIB, da Olguita Tours. Os horários de saída são às 8h e às 11h (não tenho certeza se há horários mais cedo). A viagem leva entre 2h30 e 3h, e o custo é de 15 soles para ida e 15 soles para a volta.
  • Com uma excursão de Huaraz: Você pode reservar uma excursão para Chavín de Huantar, que inclui uma visita guiada, o museu, uma parada na lagoa Querococha e o transporte de ida e volta do seu hotel.

Reserve aqui:

Chavín de Huantar
Chavín de Huantar. Foto National Geographic

3. Lagoa Querococha

A 57 km da capital, no Callejón de Huaylas, está a grande Lagoa Querococha ( 3980 m).

É a lagoa mais turística da região devido à sua proximidade com Huaraz e Chavín de Huantar, mas vale muito a pena visitá-la, pois oferece vistas magníficas das altas montanhas e geleiras que a cercam.

Como visitar a Lagoa Querococha

  • As excursões para a Lagoa Querococha (dia inteiro) geralmente incluem uma visita a Chavín de Huantar e passam pelos pequenos vilarejos de Recuay, Ticapampa e Catac. você pode reservar o Tour Querococha aqui!
  • Se você preferir ir por conta própria, a lagoa fica a 1 hora de Huaraz. Recomendo que você vá pela manhã, pois tende a chover à tarde.
laguna querococha
A Lagoa Querococha

4. Honcopampa

Honcopampa é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Callejón de Huaylas.

Sua origem remonta aos séculos VII e IX e foi ocupada pelos povos dos Recuay e Huari.

Hoje você ainda pode ver um grupo de casas quadradas com um pátio central e chullpas chullpas (mausoléus).

  • Se você fizer uma excursão a Honcopampa saindo de Huaraz, também poderá visitar alguns vilarejos de artesãos (Tarica, Pariahuanca, San Miguel de Aco, etc.), as cachoeiras de Yuracyacu e os banhos termais de Chancos.
honcopampa
Honcopampa. Foto Martin Germann

Caminhadas de aclimatação

Para se acostumar com a altitude, é essencial fazer um dia de aclimatação em Huaraz antes de qualquer esforço físico, especialmente se você não estiver vindo diretamente de Cusco ou de outros destinos de grande altitude.

No segundo dia, opte por uma caminhada curta (de meio dia a 1 dia). As caminhadas variam em nível de dificuldade, algumas mais fáceis do que outras.

As mais conhecidas em Huaraz são a Laguna 69, a Laguna Churup e a Laguna Parón, mas há também outras opções de trilhas em Huaraz que você pode explorar.

Aqui estão algumas caminhadas de aclimatação, tanto populares quanto menos conhecidas:

5. Laguna 69

Laguna 69 está localizada no Parque Nacional Huascarán, sendo uma das principais atrações de Huaraz.

Você pode chegar à lagoa a partir de Cebollapampa. A caminhada não é tão longa, mas é bastante desafiadora fisicamente, pois vai de 3.890 m a 4.600 m, então, não tenha pressa!

A subida leva cerca de 3 horas e proporciona vistas deslumbrantes entre cachoeiras e montanhas.

A primeira metade da caminhada é mais tranquila, mas a subida fica mais íngreme na parte final. Faça pausas ao longo do caminho para evitar o mal de altitude e garantir um progresso saudável.

Ao chegar ao topo, você terá cerca de 15 minutos (sem subir mais) para chegar até a Laguna 69, que fica aos pés da imponente montanha Shapraraju.

Se você se aventurar, pode até entrar na água, mas tenha em mente que é extremamente fria!

A caminhada de volta a Cebollapampa dura de 2h a 2h15.

Como chegar à Laguna 69:

  • Por conta própria: Embora seja possível, essa opção pode não ser ideal se você tiver pouco tempo. Primeiro, pegue um ônibus de Huaraz para Yungay (7 soles), depois outro transporte até Cebollapampa (15 soles).
  • Com uma excursão de Huaraz: A forma mais fácil de visitar é com uma excursão econômica de Huaraz, que inclui o transporte de ida e volta, café da manhã, lanches, entrada para o Parque Nacional Huascarán, parada nas lagoonas Llanganuco e tempo livre na Laguna 69.

Reserve aqui:

laguna-69
Lagoa 69. Foto Pascale Agnès S.

6. Llanganuco

O Lago Llanganuco é um dos lugares mais impressionantes para você visitar em Huaraz. Localizado no Parque Nacional Huascarán, o lago é composto pelas lagoas Chinancocha e Orconcocha, alimentadas pelos picos nevados de Huascarán, Yanapacca, Pisco e Huandoy.

A partir da entrada do parque, você seguirá por uma estrada de terra por cerca de 30 minutos até chegar à Lagoa Chinancocha. Esta lagoa é a maior e mais visitada das duas, oferecendo atividades como passeios de barco ou cavalgada, o que a torna bastante popular entre os turistas.

Já a Lagoa Orconcocha fica a poucos minutos de caminhada de Chinancocha, oferecendo uma experiência mais tranquila e contemplativa.

Uma excelente forma de explorar a região é seguir pela “Trilha María Josefa“, uma caminhada de 1h30, ideal para aclimatação e para admirar a flora local, com destaque para as diversas espécies de orquídeas. A trilha é bem sinalizada, fácil de percorrer e oferece vistas maravilhosas da área.

Como Chegar às Lagoas de Llanganuco:

  • Por conta própria: As lagoas estão a cerca de 2h30 de Huaraz. Recomendo que você comece o passeio pela manhã, quando o sol deixa a água com um tom deslumbrante. Pegue uma combi ou ônibus de Huaraz para Yungay e, de lá, um transporte coletivo até as lagoas.
  • Com uma excursão: Para mais conforto, você pode optar por uma excursão guiada. Há duas opções interessantes: o passeio que inclui Llanganuco e a Laguna 69, ou o passeio somente para as lagoas de Llanganuco, que inclui transporte de ida e volta do seu hotel, taxas de entrada e guia especializado.
llanganuco huaraz
A Lagoa de Llanganuco. Foto David Almeida

7. Lagoa Churup

Do vilarejo de Pitec, são cerca de 3 horas de caminhada, mas o verdadeiro desafio vem no final da trilha com cerca de 9 metros de rochas que você tem que escalar com uma corda (já fixada na parede).

Nessa altitude (4450 m), você fica rapidamente sem fôlego, mas atrás desse paredão há um dos mais belos lagos da Cordilheira Branca, com águas cristalinas.

A caminhada de aclimatação para a Laguna Churup é mais exigente do que as anteriores (devido à altitude) e eu recomendo que você evite começar por ela.

Como chegar à Laguna Churup:

  • Primeiro você precisa chegar ao vilarejo de Pitec de coletivo (40 minutos), e depois há apenas um caminho de ida e volta. Você também pode fazer este passeio para Churup saindo de Huaraz.
laguna-churup
No caminho para a Lagoa Churup

8. Lagoa Parón

A uma altitude de 4300 m, no Parque Nacional Huascarán, você encontrará um dos lugares mais bonitos para ver em Huaraz: a Laguna Parón.

Ela é muito menos conhecida e turística do que a Laguna 69, mas é igualmente bela (e, na minha opinião, ainda mais!).

Você pode caminhar ao redor do lago e ir até o pé da geleira Artesonraju.

Recomendo que você suba até o mirante (45min-1h de ida) para apreciar a vista espetacular e tirar fotos. Você também pode alugar um caiaque ou um barco.

Você pode também alugar um caiaque ou um barco. O lago é alcançado por uma caminhada de 2h30 a 3h, em uma estrada não pavimentada, mas acessível a carros.

Você pode dormir perto do lago, acampando (5 soles por dia) ou no refúgio com cozinha (20 soles).

Você pode alugar barcos a partir de 10 soles ou caiaques por 25 soles.

Como chegar à Laguna Parón:

  • Por conta própria: primeiro você tem de ir a Caraz (2h de ônibus de Huaraz) e depois pegar um táxi do mercado em Caraz até o vilarejo de Parón (o preço varia entre 5 e 10 soles). Se você for com uma excursão, será deixado no próprio lago, mas se for de táxi, provavelmente será deixado na entrada da estrada.
  • Com uma excursão organizada: você será buscado no hotel, tomará café da manhã em Carhuaz, fará uma parada panorâmica em frente à Cordilheira Branca, visitará Marcara e Caraz, conhecida por seus doces, além da Lagoa Parón.

Reserve aqui:

laguna parón
Lagoa Parón

9. Lagoa Wilcacocha

A Lagoa Wilcacocha está localizada a 3700 m de altitude na Cordilheira Negra. É uma boa opção de trekking de aclimatação em Huaraz e pode ser feito muito bem sem um guia.

O lago não é muito grande, mas a trilha é muito agradável, com pequenas estradas rurais, vilarejos e campos. Depois de cerca de 2h30 de caminhada em um ritmo tranquilo, você chega ao lago com vistas incríveis das montanhas da Cordilheira Branca.

Como chegar a Wilcacocha:

  • Por conta própria: de Huaraz são 15 minutos de coletivo (10 ou E) até Chiwipampa, na esquina da Avenida Raymondi e Jiron Hualcan. você paga de 1 a 2 soles por pessoa. Tome cuidado com o horário da viagem de volta, pois os últimos ônibus saem por volta das 16h30min.
laguna wilcacocha
Lagoa Wilcacocha Foto Martin Germann

10. Lagoa Radian e Lagoa Mullaca

Essa é uma caminhada fora da trilha batida em Huaraz que poucos turistas conhecem.

É importante ter em mente que é uma caminhada bastante exigente de 25 km com 1200 m de diferença de altitude, que levará você a 4610 m.

Caminhando próximo ao morro San Cristobal por cerca de 2 horas, você chega primeiro à Laguna Radian ( 3950 m de altitude), um lugar muito tranquilo com uma vista magnífica do vale.

Do lado norte da Laguna Radian, pegue a trilha que segue o canal pré-inca (1h). Na segunda parte, a trilha se torna mais interessante, seguindo o riacho alimentado pelas águas da Laguna Mullaca ( 1h).

Assim, você deve calcular uma caminhada de 4h a 4h30 do vilarejo de Recrish até Mullaca, uma das mais belas lagoas da região, em frente ao Vallunaraju, coberto de neve.

Como chegar às lagoas Radian e Mullaca:

  • Você precisa ir até o vilarejo de Recrish (30 minutos de Huaraz), próximo ao sítio arqueológico de Willcahuain. Você pode pegar sua combi aqui, 2-3 soles por trecho. Você pode caminhar por 2 horas até a lagoa Radian e por 2h30 até Mullaca.

11. Lagoa Aguak

Essa é uma bela caminhada, não muito turística em Huaraz.

A caminhada começa a 45 minutos de Huaraz, no pequeno vilarejo de Paria, onde estão localizadas as ruínas pré-incas de Willcahuain (ou Huillcahuayín).

Willcahuain foi ocupada por vários povos por períodos muito longos (desde antes de Cristo até o século IX!), mas é conhecida principalmente por ser um centro administrativo do povo Huari.

Não resta muito hoje, mas você pode ver o “Templo”, que é um mausoléu.

De lá, você levará cerca de 3 horas de caminhada por uma trilha cercada de eucaliptos, coníferas e arbustos para chegar ao Lago Aguak, a 4950 m de altitude.

Do lago, você tem uma vista magnífica de Huaraz e dos picos cobertos de neve da Cordilheira Branca.

Como chegar ao Lago Aguak:

  • A excursão dura um dia, saindo de Huaraz, e geralmente inclui um lanche e a entrada no Parque Nacional Huascarán.

12. Geleira Pastoruri

Pastoruri é uma geleira localizada no Parque Nacional Huascarán, que se eleva a 5200 m acima do nível do mar.

Infelizmente, ela é famosa por ter perdido parte de sua cobertura de gelo nos últimos anos devido à mudança climática, portanto, ultimamente, é aconselhável que você não caminhe sobre ela. No entanto, as vistas são lindas.

Você leva cerca de 3 horas para chegar lá a partir de Huaraz, mas o cenário é magnífico!

No caminho, você pode admirar as imponentes montanhas e as Puyas Raimondi, plantas típicas da puna (região do Altiplano entre 3.200 e 4.800 metros de altitude).

A caminhada até Pastoruri leva apenas 45 minutos a 1 hora, com uma pequena inclinação, mas o caminho não é difícil. É especialmente a altitude que pode ser pesada.

Como chegar ao Pastoruri:

  • Por conta própria: você terá de alugar um carro ou algum tipo de mobilidade. Saiba que você perde o sinal de internet no caminho. Se você não quiser fazer uma excursão, recomendo que, no mínimo, contrate um guia.
  • Com uma excursão: recomendo que você faça essa excursão ao Pastoruri, que inclui o traslado do seu hotel em Huaraz, taxas de entrada e um guia. Você também pode escolher a opção de passeio particular. Você pode reservar aqui:

caminata pastoruri
Na caminhada para o Pastoruri. Foto Claire Pubert

As caminhadas de vários dias

Repito: é muito importante que você se aclimate à altitude.

O ideal é que você passe um dia tranquilo em Huaraz e depois faça dois dias de caminhadas curtas, antes de iniciar essas caminhadas de vários dias.

O mal da montanha pode causar náusea e dor de cabeça graves, ou pior em alguns casos.

Se você se sentir muito mal em qualquer ponto da caminhada, deve descer, pois essa é a única maneira de se recuperar.

13. Santa Cruz (4 dias)

A caminhada de Santa Cruz é uma das melhores coisas para fazer em Huaraz e, ainda assim, não há muitos caminhantes na trilha – essa é a vantagem de estar em um destino menos turístico no Peru!

É uma caminhada de 4 dias e 3 noites pela Cordilheira Branca que permite que você admire uma série de montanhas cobertas de neve, pequenos rios e belos lagos.

As pessoas geralmente vão com um guia, mas você também pode fazer isso por conta própria, pois a trilha é bem sinalizada.

A desvantagem é que você tem que levar tudo (equipamento, comida para 4 dias, etc.), mas se quiser, pode alugar uma mula, é muito prático!

  • Como chegar lá por conta própria: pegue um ônibus para Caraz, depois outro ônibus para Cashapampa, que é o ponto de partida da trilha para Santa Cruz.

Meu conselho
Para obter todos os detalhes sobre essa incrível caminhada, não perca o My Detailed Guide to the Santa Cruz Trek, com todas as informações que você precisa para planejar sua aventura.
caminata de Santa Cruz
Punta Union, o ponto mais alto do Santa. Cruz. Foto M+M Photographers

14. Huayhuash (8 a 12 dias)

A trilha Huayhuash é uma das mais belas trilhas do mundo, mas também uma das mais difíceis da região, pois exige uma caminhada de 130 km entre 4.000 e 5.490 m de altitude.

O cenário é de tirar o fôlego, com montanhas imponentes que chegam a mais de 6.000 m. Você pode ver o que há de melhor em Huayhuash.

Ao longo do caminho, podemos observar o famoso condor andino, vicunhas e vizcachas. No meio do caminho, você também pode aproveitar as fontes termais que oferecem uma dose bem merecida de relaxamento para o corpo.

Há muitas variantes da trilha Huayhuash que são mais curtas do que a versão completa. Existe até um “mini” Huayhuash de 4 dias.

Você pode fazer a trilha com uma agência ou sozinho, embora a maneira mais segura seja com um guia.

  • Fazer o Huayhuash por conta própria: recomendo que você o faça somente se tiver boa experiência em altitudes elevadas e o equipamento adequado. É importante entender que essa trilha envolve riscos ao longo do caminho e, se algo acontecer, você ficará isolado.
  • Como chegar ao ponto de partida: De Huaraz, você pode pegar um táxi para Cuartelwain. Outra opção é pegar o ônibus para Llamac e depois caminhar até Cuartelwain.
caminata huayhuash
Lagos na Cordilheira Huayhuash

15. Quilacayhuanca – Cojup (3 dias)

A cerca de 2 horas de Huaraz, no Parque Nacional Huascarán, encontra-se Quilcayhuanca (3850 m), o ponto de partida dessa trilha.

No primeiro dia, a caminhada dura cerca de 5 horas e termina no acampamento Tulpacocha.

O segundo dia é o mais longo, com cerca de 10 horas de caminhada. Você passará pela lagoa Cuchillacocha ou Palcacocha e cruzará o passo Huapi (5000 m) antes de chegar ao acampamento Cojup. O terceiro dia é uma descida de 3 horas. O itinerário pode variar significativamente, dependendo da agência organizadora.

Essa é uma trilha bem menos turística em Huaraz, com vistas de montanhas imponentes, cachoeiras e rios.

16. Olleros-Chavín (3 dias)

Essa caminhada de três dias começa no vilarejo de Olleros, segue parte da famosa trilha inca ou Qhapaq Ñan e termina no sítio arqueológico de Chavín.

É uma combinação única de paisagens e cultura, e ao invés de burros, são lhamas que carregam a bagagem!

17. Outras Caminhadas e Atividades

Há muitas coisas para você ver e fazer em Huaraz, como rafting no Rio Santa, mountain bike no Pato Canyon, escalada em Hatun Machay, rapel, tirolesa, entre outras atividades.

Além disso, há muitas outras caminhadas que não mencionei neste artigo, como:

  • Trilha no Vale Ischinca (3 dias), com pernoite em refúgio ou barraca.
  • A trilha Alpamayo (10 dias).
  • A trilha Cedro (9 dias), atravessando a Cordilheira Branca.
  • A trilha do Nevado de Mateo (1 dia), curta, mas intensa, alcançando 5150 m de altitude.

Tudo depende do seu tempo e preferências!

Entrada para o Parque Nacional Huascarán

A taxa de entrada para o Parque Nacional Huascarán é de 30 soles por 1 dia, 60 soles para 2 ou 3 dias, e 150 soles para 4 a 30 dias (por pessoa).

Vale lembrar que a taxa de entrada para o parque geralmente não está incluída nos passeios em Huaraz.

Minha Última Dica para Huaraz: Resumo Rápido

  • Mal de Altitude: Huaraz é um dos destinos mais bonitos do Peru, com muitas opções de passeios. Mas, para aproveitá-lo ao máximo, você precisará reservar um tempo para se aclimatar.
  • Equipamento: Se você não levar seu próprio equipamento, há várias lojas que alugam barracas, sacos de dormir, etc., em Huaraz.
  • O Que Levar: É importante levar roupas leves para o dia e roupas quentes para a noite, já que pode esfriar muito. Se você viajar entre novembro e março, não se esqueça de levar uma jaqueta quente!
  • Preço dos Passeios: Os preços variam dependendo do número de participantes. Na alta temporada, isso não será um problema, mas na baixa temporada, você pode pagar mais devido ao menor número de turistas ou ter que optar por um passeio particular.
  • Escolha sua Agência com Cuidado: Há muita informalidade no setor de turismo, por isso recomendo escolher uma agência confiável (pesquise no TripAdvisor, por exemplo) para evitar problemas com horários, equipamentos, etc. Nunca sacrifique sua segurança para economizar alguns soles.

Onde se Hospedar em Huaraz?

  • Kame House Hostel: Albergue juvenil acolhedor cujo proprietário conhece muito bem Huaraz, suas trilhas e atrações. Acesso à cozinha equipada, lareira, ótimo ambiente e vistas dos nevados a partir do terraço. A partir de R$37 no dormitório ou R$92 no quarto privado.
  • Hotel & Bungalows Villa Valencia: Se você busca mais tranquilidade e conforto, este é um hotel branco charmoso com jardim, churrasqueira, mesa de bilhar e bar. A partir de R$233 por noite!
  • The Lazy Dog Mountain Lodge: Uma hospedagem encantadora com estilo rústico onde você pode aproveitar a lareira, sauna finlandesa e vistas panorâmicas da Cordilheira Branca e Negra. O restaurante oferece pratos feitos com ingredientes frescos da horta local. A partir de R$655 por noite!

Como é o Clima em Huaraz?

Nas terras altas, pode ser quente durante o dia e muito frio à noite.

Durante a estação chuvosa (novembro a abril), a temperatura fica em torno de 11°C. Março é o mês mais chuvoso. Porém, geralmente chove apenas à tarde, então você pode aproveitar o sol pela manhã.

Na estação seca (maio a outubro), que é o verão nos Andes, a temperatura fica em torno de 15°C e as chuvas praticamente não acontecem entre junho e setembro.

Quando Visitar Huaraz?

A melhor época para visitar Huaraz é de abril a outubro, para evitar a estação chuvosa, que vai de novembro a meados de abril.

Quanto Tempo Ficar em Huaraz?

A maioria dos viajantes passa em Huaraz 3 dias e 2 noites, pegando o ônibus noturno de Lima.

Se você não tiver muito tempo, recomendo passar 3 dias em Huaraz, reservando 1 dia para se aclimatar à altitude e pelo menos 2 dias completos para caminhadas.

Tudo depende das trilhas que você quer fazer, pois algumas são mais longas que outras. Porém, com tantas opções, o ideal é passar uma semana em Huaraz.

Se você planeja fazer uma caminhada de vários dias, recomendo começar apenas a partir do terceiro ou quarto dia, para garantir que seu corpo esteja preparado.

O Que Levar Para Huaraz?

  • Roupas leves para o dia e roupas quentes para a noite.
  • Se for durante a estação chuvosa (novembro a abril), não se esqueça de levar uma jaqueta quente.
  • É fácil encontrar lojas em Huaraz que alugam todo o equipamento necessário.
  • Leve também água, protetor solar e bons óculos de sol, pois o sol é muito forte nessa altitude.

Como Chegar a Huaraz?

  • De ônibus: Os ônibus partem de Lima todos os dias (ex.: Cruz del Sur, Movil Tours, Civa) e a viagem dura 8 horas. Há também ônibus noturnos, caso não queira perder um dia na estrada.

Como Ir de Lima a Huaraz de Carro?

Há várias rotas para você ir de Lima a Huaraz, mas recomendo a mais curta e mais conhecida (400 km em 6h a 6h30).

De Lima, pegue a Panamericana Norte (1N) até o desvio de Pativilca, depois siga para o leste até Conococha (16), e continue pela rodovia (3N) até Huaraz.

Você também pode continuar para o norte pela Panamericana Norte (1N) até Casma e depois pegar a estrada (14) até Huaraz, mas isso adiciona cerca de 100 km!

Esteja ciente de que essa é uma área muito sinuosa (especialmente no trecho Pativilca – Conococha), por isso, se você não se sentir confortável, é melhor ir de ônibus.

 

Reserve sua passagem aérea pelo melhor preço

Quer encontrar uma passagem aérea barata para o Peru? Use nosso comparador em parceria com o Skyscanner: uma ferramenta confiável que permite comparar preços de voos internacionais e domésticos em segundos. É a melhor forma de garantir a tarifa ideal para a sua viagem!

Quer alugar um carro no Peru?

Viajar de carro pelo Peru é uma excelente forma de explorar o país no seu ritmo, com total liberdade e flexibilidade.

Mas antes de reservar, é importante comparar bem as opções para encontrar o carro ideal pelo melhor custo-benefício, sem estourar o orçamento da viagem.

Veja por que o Booking.com Cars é uma ótima escolha para alugar seu carro no Peru:

  • Você pode comparar facilmente os preços de várias locadoras em um só lugar — uma forma prática e rápida de encontrar a melhor oferta.
  • Cancelamento gratuito na maioria das opções — ideal para quem gosta de manter flexibilidade até o último minuto.
  • Seguro completo com preço mais acessível do que nas locadoras tradicionais — economia garantida e mais tranquilidade durante a viagem.

Clique no botão verde abaixo para encontrar o carro ideal para sua viagem ao Peru:

Você está viajando para o Peru? Esses artigos vão te ajudar!

Explore todos os nossos artigos sobre o Peru: Todos os artigos e guias sobre o Peru estão listados aqui!

O que fazer no Peru: 40 lugares imperdíveis (+Dicas)

Você está usando o Pinterest? Aqui está a foto para pin!

pontos-turísticos-huaraz

Anonymous

Fundadora e editora do site Voyage Perou, sou apaixonada pela América Latina, região que exploro com encantamento, caneta e câmera na mão. Meu objetivo? Reunir o máximo de informações, dicas práticas e recomendações para ajudar você também a viver essa aventura!

Leave A Reply