O que fazer em Ollantaytambo? Os 7 melhores pontos turísticos
Visitar Ollantaytambo no Vale Sagrado é descobrir uma das cidades mais importantes do império Inca.
Localizado a 60 km de Cusco, não era apenas o local de convergência de várias rotas incas, mas também um ponto de controle para a rota para o famoso Machu Picchu.
Durante o período da conquista, Ollantaytambo era a residência de Manco Inca Yupanqui (também conhecido como Manco Cápac II), líder da resistência inca, que defendia a cidade e seus arredores, apesar de Cusco já estar sob o domínio dos conquistadores espanhóis.
Hoje, Ollantaytambo é um dos lugares essenciais do Vale Sagrado, em parte graças à estação de trem que o conecta a Aguas Calientes, uma parada obrigatória para chegar a Machu Picchu.
Abaixo, você encontrará meu guia completo, com os 7 melhores lugares para visitar em Ollantaytambo, minhas recomendações de restaurantes e hotéis para todos os orçamentos; bem como minhas dicas e informações práticas para ajudá-lo a planejar bem sua próxima viagem.
E agora, o que fazer em Ollantaytambo?
Sommaire
- O que fazer em Ollantaytambo? Os 7 melhores pontos turísticos
- Visitar Ollantaytambo: as 7 atrações turísticas essenciais
- Hospedar-se em Ollantaytambo
- Onde comer em Ollantaytambo
- Como chegar a Ollantaytambo
- Como chegar a Machu Picchu de Ollantaytambo
- Reserve sua passagem aérea com o melhor preço
- Quer alugar um carro no Peru?
- Você está viajando para o Peru? Esses artigos vão te ajudar!
Visitar Ollantaytambo: as 7 atrações turísticas essenciais
1. Visitar as ruínas d’Ollantaytambo
A fortaleza de Ollantaytambo era, de madrugada, um importante centro militar, religioso e político, além de um local estratégico para a resistência contra os conquistadores, liderada pelo Inca Manco Cápac II.
É muito importante na história do Peru e hoje é o lugar para ver e visitar em Ollantaytambo.
A visita às ruínas certamente merece o pequeno desvio antes de Machu Picchu, devido à sua grande importância histórica e à maravilhosa vista panorâmica do majestoso horizonte montanhoso do Vale Sagrado.
Na chegada, você encontrará as culturas típicas do Peru, bem como edifícios como o Templo do Sol, construídos com o mesmo tipo de blocos de pedra, perfeitamente esculpidos e unidos com precisão matemática, encontrados em Machu Picchu, Coricancha e Cusco.
Você também pode visitar o Baño de la ñusta, onde a mulher inca tomava banho para se purificar. A água ainda flui no mesmo lugar!
- Contempla um custo de cerca de 60 soles para a visita guiada.
- Para visitar as ruínas de Ollantaytambo, é necessário obter o bilhete turístico (130 soles, que cobre a maioria das grandes atrações do Vale Sagrado).
2. Descobrir o Pinkuylluna
Todo mundo corre para as ruínas mais turísticas, ignorando que há um lugar inca gratuito muito pouco conhecido pelos viajantes: Pinkuylluna, que, na minha opinião, é uma das atividades absolutamente necessárias para se você estiver visitando Ollantaytambo.
É um conjunto de depósitos agrícolas da época inca, localizado no meio de um penhasco. A subida é íngreme, mas curta (entre 20 e 30 minutos), e oferece uma vista magnífica da cidade e da fortaleza.
- Como chegar o Pinkuylluna: na primeira rua antes da Plaza de Ollantaytambo, vire à direita (em frente ao mercado). Nesta rua pavimentada, você encontrará uma passagem aberta para a montanha, escadas de pedra e uma placa que diz “Pinkuylluna – horário de visita das 7 às 16h30”.
3. Caminhar pelas ruas de Ollantaytambo
Ollantaytambo preservou as mesmas ruas e casas que existiam durante a época do império inca, o que lhe confere um charme único. As pequenas ruas de paralelepípedos, as belas praças e a atmosfera tradicional da cidade dão a sensação de que o tempo parou.
Como locais a visitar em Ollantaytambo, recomendo: sua igreja, seu mercado de artesanato e o Museu Catcco (Centro Andino de Tecnologia e Cultura Tradicional das Comunidades de Ollantaytambo), que mostra a história e o artesanato da região.
4. Ñaupa Iglesia: as ruínas incas sem turistas
Escondida nas montanhas, a Ñaupa Iglesia é um dos meus lugares favoritos no vale e definitivamente um lugar importante para visitar em Ollantaytambo.
A Ñaupa Iglesia é um antigo templo inca. Seu nome significa “o antigo templo” em quíchua e era um centro cerimonial onde eram realizados rituais em homenagem à lua, ao sol, aos ápus ou deuses das montanhas e aos mallquis ou múmias dos ancestrais.
Ao chegar ao local, você pode entender facilmente por que foi escolhido pelos incas: um local escondido no alto das montanhas, é simplesmente magnífico!
O que você pode encontrar lá: terraços incas, escadas, portas esculpidas nas paredes, “chakanas” ou cruzes andinas da cosmologia inca, assentos esculpidos em pedra, nichos (que provavelmente abrigavam múmias), um altar em uma caverna que servia de lugar para observe as estrelas e outros elementos ainda desconhecidos.
O fantástico aqui não é apenas a imponência do local, mas é gratuito, sem turistas, e o caminho para chegar lá é muito fácil e agradável. Então, se você preferir ficar longe dos locais turísticos de Ollantaytambo, você vai adorar este!
Como chegar à Ñaupa Iglesia:
- Primeiro você deve ir a Pachar: do mercado de Ollantaytambo, pegue um ônibus (1 sol por pessoa, a menos de 10 minutos no caminho). Não se esqueça de indicar que você desce em Pachar: “embaixo de Pachar” ou “embaixo da ponte”.
- Atravesse a ponte que fica em frente e vire à esquerda em direção à cidade. Siga o caminho entre os campos de milho.
- Quando você chegar à praça principal, que você reconhecerá facilmente por suas duas capelas bonitas, siga o caminho no final à direita.
- Você chegará em frente a uma ponte, não a atravesse. Pegue a estrada de terra à esquerda. Esse caminho percorre a margem do rio e a ferrovia.
- Siga o caminho. Após uma ligeira subida e descida, o trilho se amplia: você deve seguir os trilhos do trem. Verifique se o trem não está à vista, mesmo que você caminhe até lá alguns metros. Você encontrará um caminho que o levará aos terraços da Ñaupa Iglesia à sua direita.
Importante: como o lugar é gratuito, não é tão bem preservado quanto as ruínas turísticas e, embora existam muitas escadas que sobem, é melhor tomar cuidado para não correr riscos desnecessários devido à falta de atenção ou excesso de confiança, dê uma boa olhada onde você pisa!
5. Tomar uma cerveja artesanal
A Cervecería del Valle é uma microcervejaria instalada na entrada da cidade de Pachar: É claro que é o melhor lugar para desfrutar de uma boa cerveja durante a sua estadia em Ollantaytambo!
Hoje é uma das cervejarias peruanas mais reconhecidas, com vários prêmios internacionais recebidos. Seu segredo? O desejo de inovar, o uso de produtos locais e a água do vale sagrado!
A cervejaria tem um bar para provar seus diferentes produtos (recomendo os formatos de degustação). Está aberto aos fins de semana a partir das 14:00 No último sábado do mês, há uma grande festa de churrasco, um evento essencial na região.
- Como chegar à Cervecería del Valle: do mercado de Ollantaytambo, pegue um ônibus para Pachar (1 sol por pessoa, a menos de 10 minutos no caminho, diga ao motorista: “Bajo Pachar” ou “Bajo Puente”). A cervejaria fica ao lado da estrada, saindo do ônibus. Impossível falhar.
6. Trekking para Puerta del Sol (Intipunku)
O caminho passa primeiro pelas pedreiras de onde os incas extraíram as pedras para construir a fortaleza de Ollantaytambo. Para chegar ao Intipunku, são mais 2 horas de caminhada subindo a colina.
A “Puerta del Sol” era um ponto estratégico de observação astronômica e um local de controle em direção às estradas para Machu Picchu e a floresta amazônica. Uma vez no topo, você terá uma vista magnífica sobre as montanhas circundantes e o vale. É uma atividade única para fazer em Ollantaytambo!
Também é possível fazer o passeio para Inti Punku a partir de Cusco. Inclui: traslado do hotel, café da manhã na comunidade Pachar, caminhada guiada, um pequeno almoço e uma parada na cervejaria Cervecería del Valle antes de retornar ao hotel.
7. Fazer uma excursão por caminhos menos trilhados
Eu realmente recomendo pedir conselhos aos habitantes locais, porque eles conhecem bem a área e têm muito orgulho dela! É uma boa maneira de obter contatos, detalhes do roteiro, bons preços, etc.
Se você tiver um pouco de tempo, aqui estão alguns exemplos de lugares para visitar perto de Ollantaytambo:
- Trekking ao templo de Pumamarca (uma visita de meio dia, entre 4 e 5 horas). O local está localizado na confluência dos rios Patacancha e Yuracmayo. Foi usado como um posto de controle no caminho para Ollantaytambo.
- Trekking até a laguna de Yanacocha (subida de cerca de 4 horas). Um lago quase preto, cercado por montanhas a uma altitude de 3900 m. Partida da Casa Hacienda Huayoccari.
- Trekking para a cachoeira de Perolniyoc. Primeiro é necessário ir para a cidade de Socma, localizada a 30 minutos (de táxi) de Ollantaytambo. Após aproximadamente 1 hora de caminhada, você alcançará a cachoeira de 100 metros de altura no meio da natureza. É necessário aproveitar esta oportunidade para ver as ruínas de Raqaypata, aproximadamente 1:30 horas da sua subida em direção ao vale (o caminho é indicado). O retorno à cidade de Socma deve demorar cerca de 2 horas. Eu recomendo seriamente que você coordene sua viagem de volta com o mesmo motorista de táxi.
Hospedar-se em Ollantaytambo
Como aqui vêm viajantes com todos os tipos de orçamento, a oferta de acomodações em Ollantaytambo é muito variada. Aqui estão as minhas melhores recomendações de hospedagem:
- Janaxpacha: É a melhor opção de hospedagem barata em Ollantaytambo. É atendido por um jovem e amigável casal americano-peruano e seu cão encantador Molly. Simples, mas agradável, limpo e com um bom café da manhã. Fique à vontade para pedir conselhos, eles conhecem os arredores de cor e me deram várias dicas muito boas para excursões. Quartos a partir de apenas 18 euros por noite!
- Intitambo Hotel: Se você quer um pouco mais de conforto, este é um pequeno hotel em uma área tranquila, longe da agitação das ruas turísticas. E não perca seu terraço com uma vista deslumbrante da grande atração turística de Ollantaytambo: a fortaleza! Quartos a partir de 43 euros por noite.
- Apu Lodge: localizado no sopé de Pinkuylluna e perto das principais atrações turísticas de Ollantaytambo, este hotel em estilo rural é ideal para uma estadia de casal, graças ao seu belo jardim de flores, vista para as montanhas e seu restaurante com as melhores pizzas da região. Quartos a partir de 72 euros por noite.
Onde comer em Ollantaytambo
Café La Esquina: uma pequena cafeteria com várias opções interessantes. Sanduíches (16 soles), bolos, cafés, cafés da manhã (12-18 soles), saladas (16-20 soles).
O sanduíche de falafel foi um sucesso retumbante, com hummus delicioso e algumas bolinhas de grão de bico que pareciam ser feitas no local. Possui Wi-Fi e tomadas. Aberto das 7:00 às 21:00. Localizado na Plaza de Armas de Ollantaytambo.
El Albergue: Este restaurante está localizado na estação de trem Ollantaytambo e é um dos melhores da cidade.
Eu recomendo a pasta de cogumelos e o ají (24 soles), um generoso prato de macarrão caseiro com legumes. Você também deve experimentar o cordeiro com chimichurri e quinoa com pesto (39 soles).
Se você chegar antes da abertura do restaurante, das 16h às 18h, poderá desfrutar do 2×1 em pisco sour, chilcanos, maracujá e piscojitos, no café ao lado.
Endereço: Estação de trem, Av. ferrocarril 1, localizada na estação de Ollantaytambo (especifique que você vá ao restaurante para que o motorista o deixe passar).
O mercado local: todos os dias você encontrará opções muito acessíveis (2-4 soles) nos quiosques ao ar livre. No Peru, comer comida de rua é barato e delicioso!
Como chegar a Ollantaytambo
- De Cusco, você pode pegar um ônibus na Rua Pavitos, entre Belén e Av. Grau (10 a 15 soles por pessoa, 1h30 de viagem).
- Para voltar de Ollantaytambo a Cusco, vá ao mercado. É possível que você não encontre um ônibus que vá diretamente para Cusco, mas você pode pegar um que vá para Urubamba (1,5 soles por pessoa); a partir daí, é muito fácil pegar um segundo ônibus que o levará até Cusco (Urubamba – Cusco, 6 soles por pessoa).
Se você preferir visitar Ollantaytambo com um passeio sem se preocupar com transporte, aqui vou dar a minha melhor sugestão para uma visita de um dia que inclui Pisac, Ollantaytambo e Chinchero ao melhor preço!
Como chegar a Machu Picchu de Ollantaytambo
De Ollantaytambo, existem duas maneiras de chegar a Aguas Calientes:
- De ônibus turístico + caminhada: partida de van de Ollantaytambo para Hidroelétrica (duração de 5 horas, chegada por volta das 14:00) e depois caminhe (14:30) seguindo os trilhos do trem.
- De trem: várias partidas por dia. A viagem dura 1:20 horas com o Inca Rail ou o Peru Rail
Como você pode ver, há muitas coisas para ver e fazer em Ollantaytambo. Não se esqueça de incluí-lo em seu roteiro em direção a Machu Picchu!
Reserve sua passagem aérea com o melhor preço
Você quer ir para o Peru? Se você deseja obter a melhor tarifa para suas passagens aéreas, pode usar nosso comparador, em colaboração com o Skyscanner: É a garantia de obter o melhor preço para seu voo internacional e voos para o interior do Peru.
Quer alugar um carro no Peru?
É verdade que é a melhor maneira de viajar pelo Peru com liberdade e flexibilidade!
No entanto, é essencial comparar cuidadosamente as diferentes opções para encontrar o melhor carro ao melhor preço e, assim, respeitar o seu orçamento.
O melhor conselho que posso dar é parar no Booking.com Cars por três grandes razões:
- Este site permitirá que você compare facilmente os preços das diferentes agências: uma maneira rápida e fácil de encontrar o melhor preço!
- O cancelamento geralmente é gratuito: dessa forma, você tem o direito de mudar de idéia no último minuto
- Oferece seguro completo e mais barato do que em outras empresas: é então uma economia instantânea
Clique no botão verde para encontrar seu carro no Peru:
Você está viajando para o Peru? Esses artigos vão te ajudar!
Explore todos os nossos artigos sobre o Peru: Todos os artigos e guias sobre o Peru estão listados aqui!
- 2 ou 3 dias em Cusco: o que ver e fazer?
- Vale Sagrado dos Incas: As 21 coisas para ver e visitar
- Aguas Calientes: O que fazer e ver na cidade de Machu Picchu
- Montanha das 7 Cores: O guia completo!
- Písac: As 10 principais coisas para ver e visitar
Você está usando o Pinterest? Aqui está a foto para pin!
Imagem de cabeçalho: Alex Proimos
Discussion2 Comments
Vanessa!
Estou adorando tuas informações. Concisas e diretas! heheh
Parabéns pelo site!
Surgiu uma dúvida, pois estou montando o roteiro de minha viagem ao Peru: Há locais onde posso deixar a mala de viagem (guarda volumes)?
Penso em sair de Cusco rumo a Písac domingo de manhã para apreciar a missa e após seguir viagem a Ollantaytambo. Mas estarei com a mala.
Se não houver guarda-volume, terei de mudar os planos…
Olá e obrigada! 🙂
Os hotéis e albergues guardam as bagagens por alguns dias sem nenhum problema.