O que fazer em Cusco em 3 dias? Onde ficar?
Cusco (ou Cuzco), “umbigo do mundo” em quíchua, a antiga capital econômica e política do império inca, tem muito a oferecer.
Classificado em 1983 como Patrimônio Mundial pela UNESCO, goza de grande riqueza cultural e histórica. Se você tiver apenas dois ou três dias para visitar Cusco, uma bela cidade no sul do Peru, aqui está um roteiro sugerido para aproveitar ao máximo.
Então, o que fazer em Cusco em 2-3 dias? Onde dormir?
Sommaire
- O que fazer em Cusco em 3 dias? Onde ficar?
- Algumas dicas antes de começar
- Os melhores passeios em Cusco
- E o Machu Picchu?
- Hospedar-se em Cusco
- Nosso mapa turístico de Cusco
- Reserve sua passagem aérea com o melhor preço
- Quer alugar um carro no Peru?
- Você está viajando para o Peru? Esses artigos vão te ajudar!
Algumas dicas antes de começar
Para realmente aproveitar esses dois ou três dias em Cusco, aqui estão algumas coisas a considerar:
Compre o bilhete turístico
É sempre recomendável comprar a bilhete turístico para visitar a cidade e o Vale Sagrado.
Nenhuma das visitas incluídas pode ser feita sem esse bilhete; na verdade, é impossível comprar bilhetes para cada lugar separadamente. Antes de gastar seu dinheiro nessa compra, verifique se você está interessado em visitar todos os lugares que ela inclui.
Existem dois tipos de bilhetes:
- Bilhete turístico integral (130 soles): 16 locais em Cusco e arredores, válidos por dez dias.
- Bilhete turístico parcial (70 soles): 3 circuitos diferentes, válidos por um ou dois dias, dependendo do circuito que você escolher.
Para conhecer todos os lugares de interesse incluídos e saber como comprar seu bilhete, consulte o meu artigo sobre o bilhete turístico de Cusco.
Tenha cuidado com a altitude
Cusco está a 3399 m de altitude e, como é comum começar a sentir os efeitos do mal de altitude a partir de 2300 m, é importante estar preparado.
O mal da montanha, também chamada de soroche, é um sintoma causado por uma subida muito rápida a uma grande altura.
O corpo sofre de falta de oxigênio, o que pode levar a: náusea, dor de cabeça, fadiga e hemorragias nasais.
Em alguns casos, pode até causar edema cerebral ou pulmonar. É por isso que se você tiver alguma doença ou condição específica, consulte seu médico antes de viajar.
Nem todos são afetados pela altitude e é impossível saber com antecedência se esse será o seu caso, pois não depende da idade ou condição física.
Meu melhor conselho é que você não faça nenhum esforço físico no primeiro dia em Cusco. Eu recomendo que você se hidrate muito bem (evite álcool), coma leve e descanse. Aprenda todos os truques para evitar mal da montanha no meu artigo detalhado.
Dia 1: Plaza de Armas, Hatun Rumiyoc, San Blas
9 h: para iniciar nossa excursão em Cusco, visite a Plaza de Armas no palácio Huayna Cápac, cuja arquitetura colonial e a impressionante igreja jesuíta da Companhia de Jesus foram construídas no século XVI.
Sua arquitetura barroca, as pinturas e esculturas de artistas peruanos e a vista do segundo andar fazem dele um lugar imperdível. Entrada: 10 soles (não incluídas no bilhete turístico)
9:50 h: Da Plaza de Armas, você pode fazer um Walking Tour gratuito.
Você reconhecerá facilmente o guia, pois ele veste uma camiseta FWT distinta. Com ele, você descobrirá por duas horas os lugares e bairros de interesse da cidade, e ainda terá a oportunidade de provar alguns dos produtos típicos do Peru.
Não esqueça que as dicas são bem-vindas (e altamente recomendadas). Com este passeio, você pode ter uma visão geral da cidade para saber quais lugares você gostaria de visitar novamente. Site
12:30 h: Para o almoço, recomendamos o Green Point (Calle Carmen Bajo 235 em San Blas), um conhecido restaurante vegano em Cusco que oferece o menu de 4 pratos do dia por 18 soles. Também oferece menus de café da manhã para 15 soles e excelentes sucos!
14 h: Endereço San Blas, o charmoso bairro dos artistas de Cuzco. Visite o Museu de Arte Pré-Colombiana (MAP), um dos mais interessantes da cidade.
Sua coleção mostra a história da arte pré-colombiana e sua evolução através de pinturas, cerâmicas, objetos de ouro, jóias, etc. Entrada: 20 soles
16 h: Caminhe pelo bairro de San Blas. Desfrute de um café ou um bom suco no Cocoliso (Calle Palacio 126, Facebook), uma linda cafeteria onde você pode encontrar uma coleção de roupas e acessórios andinos com um toque boêmio.
Perfeito para uma pequena pausa da agitação turística de Cusco.
Agora siga para a Rua Hatun Rumiyoc, um emblema do talento da construção Inca. Sua parede é composta de várias pedras, todas diferentes umas das outras, incluindo a famosa pedra de 12 ângulos, que se encaixa tão bem que é impossível inserir uma agulha pequena.
Qual é a motivação para esse quebra-cabeça perfeito? Estabilidade.
Por ser uma área muito sísmica, os engenheiros da época colocavam as pedras de tal maneira que elas tinham maior estabilidade. Foi definitivamente um sucesso, pois vários séculos depois ainda permanece!
Siga a rua para escalar o Cuesta San Blas e recupere o fôlego (inevitável com a altitude), fazendo uma parada em lojas de artesanato, como a Sonia (Cuesta San Blas 552) ou a Mercedes (Cuesta San Blas 595).
Uma vez no topo, à sua direita, você verá a Plazoleta San Blas. Se você continuar à esquerda em Carmen Alto, no final da rua, encontrará o L’Atelier; é a cafeteria-boutique de Ingrid, um expatriado francês no Peru que oferece criações originais e marcas locais.
É um lugar privilegiado para tomar um copo de vinho e um sanduíche, com vista para as ruas de paralelepípedos e os telhados de Cusco. Nos arredores, você pode admirar o pôr do sol (por volta das 18 e 18:30).
20 h: Para o jantar, há várias opções disponíveis. Ayni Organic (Calle Tandapata 353-b), com culinária local a um ótimo preço e um pequeno terraço com uma excelente vista dos arredores. A Juanito’s (Calle 7 Angelitos, 638) é conhecida por seus deliciosos sanduíches e hambúrgueres.
Se você quer algo um pouco mais refinado e com um orçamento mais alto (35 a 40 soles), há uma opção italiana, La Cicciolina (Calle Triunfo, 393, 2º andar), uma verdadeira delícia. Tanto sua massa quanto seu famoso ossobuco com cerveja escura e cebola caramelizada, você não vai se arrepender!
22 h: Após um primeiro dia cheio de emoção, é hora de voltar ao hotel para descansar, pois o segundo dia também será agitado.
Dia 2: Coricancha, Mercado de San Pedro, ruínas incas
9 h: para começar nosso segundo dia em Cusco, sugiro tomar café da manhã na padaria Pantastico, um restaurante suíço, onde você pode encontrar pão, bolos, sobremesas, bolos, pratos com quinoa, etc.
Outra opção é o Jack’s Café, para um café da manhã um pouco mais substancial (ou para compartilhar, se você estiver com menos fome), com pratos mais completos, em torno de 25 soles, onde você também encontrará opções vegetarianas.
10 horas: Visita a Coricancha.
O lugar mais sagrado do império Inca. Em quíchua, significa “recinto de ouro”. Foi usado para cerimônias importantes, como casamentos reais, coroações, mas também funerais.
Como o próprio nome diz, estava vestido de ouro, mas quando os espanhóis chegaram, foi saqueado e destruído.
Outros edifícios religiosos foram construídos diretamente em suas fundações, como o convento de Santo Domingo. Entrada: 15 soles (não incluído no bilhete turístico).
11:30 h: Visita ao Centro Têxtil Tradicional de Cusco (Avenida El Sol 603). O centro é uma ONG que reúne comunidades locais de artesãos e visa preservar e promover a tradição de tecelagem em Cusco.
Você será capaz de aprender as diferentes técnicas usadas ao longo dos séculos e como isso é feito em diferentes comunidades.
12:30 h: É impossível visitar Cusco sem passar pelo Mercado de San Pedro, o maior da cidade. Você poderá descobrir a grande variedade de produtos peruanos, especialidades e curiosidades locais, como nariz de vaca e sopa de sapo.
Várias barracas oferecem menus típicos de almoço peruano a preços mais que razoáveis.
14 h: Deixamos Cusco um pouco em direção a Sacsayhuaman. Localizado nas colinas circundantes, apenas a 2 km do centro da cidade, o local oferece uma magnífica vista panorâmica da região.
É uma antiga fortaleza em forma de puma, um animal sagrado da cultura inca. Aqui é comemorado, em 24 de junho de cada ano, o Inti Raymi, ou festival do sol.
É possível caminhar até o local, a apenas 30 minutos da Plaza de Armas. Caso contrário, um táxi cobrará cerca de 10 soles pela viagem. Entrada: incluída no bilhete turístico.
15:30 h: pegue um táxi de Sacsayhuaman (30 min e 20 soles aprox.) Em direção a Puca Pucara, localizada a 8 km. Chamada de fortaleza vermelha, era um posto de controle entre Cusco e o Vale Sagrado.
Ao lado dele está Tambomachay, um local de culto ao Deus da água, onde você pode ver duas grandes fontes e todo um sistema de canais. Entrada: incluída no bilhete turístico.
20 h: Após esse longo dia, ofereço duas opções para um jantar tranquilo no bairro de San Blas.
A primeira opção, Pachapapa , que possui um encantador pátio interior, onde você pode comer cuy assada, o famoso porquinho-da-Índia, embora se você preferir algo menos exótico, suas pizzas, coquetéis e cardápio em geral também são muito bons. Preço em torno de 35 soles.
A segunda opção, a poucos passos da Plaza de Armas, é o Kintaro, um restaurante japonês cuja especialidade não é sushi, mas tigelas generosas e pratos à base de frango, também muito bons, com um estilo e estilo totalmente diferentes. com um preço mais barato.
22 h: para terminar nossos dois dias em Cusco com um floreio, por que não experimentar um bom coquetel à base de pisco no Museo del Pisco. Você pode encontrar uma grande variedade de coquetéis de cerca de 22 soles e, além disso, há música ao vivo todas as noites a partir das 21:30, para que a atmosfera seja garantida
Dia 3: Vale Sagrado dos Incas
Para visitar Cusco em 3 dias, é melhor adicionar ao seu programa de 2 dias em Cusco, um dia inteiro dedicado apenas à visita ao Vale Sagrado dos Incas.
Também chamado Vale de Urubamba, fica muito perto da cidade de Cusco, por isso será muito fácil adicionar esse destino à sua visita a Cusco.
Existem vários lugares e cidades incas, mas é impossível ver tudo em um único dia, por isso será necessário escolher.
Visitei o Vale Sagrado sem uma agência porque não sou amante de excursões organizadas, mas perdi muito tempo com transferências.
Portanto, se você tiver apenas 3 dias em Cusco, eu realmente recomendo que você visite o Vale Sagrado em uma excursão organizada, pois é a melhor maneira de ver o máximo possível.
Quando finalmente revi o que havia gasto, fiquei surpreso ao ver que havia economizado pouco ou nada fazendo o passeio por conta própria, pois existem passeios organizados que são realmente acessíveis.
Para garantir seu lugar, especialmente na alta temporada, recomendo que você reserve com antecedência.
Ainda assim, se você preferir visitar Cusco em 3 dias por conta própria, aqui estão dois roteiros sugeridos:
Roteiro 1: Cusco, Pisac, Urubamba, Ollantaytambo
As visitas do roteiro 1:
A. Cusco
B. Pisac
C. Urubamba
D. Ollantaytambo
A. Cusco
Saia muito cedo pela manhã para ter tempo para visitar tudo.
Os ônibus para Pisac partem da rua Puputi (40 a 45 minutos a pé, 10 soles).
Também é possível pegar o ônibus na mesma rua (7 soles), mas eu não recomendo: por mais alguns soles, o ônibus é uma opção mais limpa e rápida.
B. Pisac
Aproveite a manhã para visitar esta cidade construída pelos incas no século XV.
Sua principal atração é o complexo arqueológico de Pisac (abre às 07:00). É um dos locais mais bonitos do Vale Sagrado, com uma vista deslumbrante dos arredores.
Existem templos, uma área residencial com terrenos agrícolas, torres, túneis e um observatório astronômico. À distância, você pode ver o Tankanamarka, que é considerado o maior cemitério do Império Inca.
O complexo está localizado na área mais alta das cidades e não há ônibus para chegar lá: você precisa caminhar (4 km) ou pegar um táxi. Uma boa idéia é pegar um táxi para subir e descer a pé para economizar tempo.
Antes de sair, visite o mercado andino de Pisac, localizado na Plaza Constitución. É o maior da região e tem tudo o que você precisa.
Obviamente, a seção de artesanato é a mais turística, mas se você for à seção de frutas e legumes, terá uma experiência muito mais local. Além disso, esta será uma ótima oportunidade para tomar um bom suco de frutas frescas!
- Leia também: meu artigo de Pisac para saber mais sobre a cidade
C. Urubamba
É uma parada estratégica, pois está localizada na estrada entre Pisac e Ollantaytambo.
Você pode aproveitar para almoçar e passear na Plaza de Armas, mas como não é o lugar com mais a oferecer no vale, é melhor que não demore muito.
Você também pode ir diretamente para Ollantaytambo para comer!
- Leia também: meu artigo completo sobre Urubamba
D. Ollantaytambo
À tarde, descubra Ollantaytambo, a única cidade inca que manteve seu layout original. Foi de grande importância por ser um ponto de convergência de várias rotas e um local de controle a caminho de Machu Picchu.
Não perca a fortaleza de Ollantaytambo, que era um importante centro militar, religioso e político.
Se você ainda tiver tempo, pode ir até o Pinkullyuna (fecha às 16h30), um local usado como armazém agrícola, localizado no topo da fortaleza. Entrada grátis.
O essencial é passear pelas pequenas ruas e praças, pois é uma cidade verdadeiramente encantadora.
É fácil passar a tarde inteira lá, porque há muito para ver.
Passe a noite em Ollantaytambo, tem uma grande variedade de hotéis e restaurantes para todos os bolsos.
- Leia também: meu artigo completo sobre Ollantaytambo
Roteiro 1: versão com Chinchero
Se você planeja dormir em Cusco, em vez de Ollantaytambo, também pode visitar Chinchero, que está a caminho.
Embora isso implique em gastar menos tempo em Ollantaytambo, tem muito mais a oferecer. Caberá a você decidir de acordo com o seu itinerário de viagem e, acima de tudo, sua programação, levar em conta que em Chinchero, tudo fecha às 6 da tarde.
Não perca tempo indo e voltando, se você passar a noite em Ollantaytambo, seu dia já estará bastante ocupado!
E. Chinchero
Uma pitoresca cidade famosa por seus têxteis, local perfeito para aprender mais sobre o processo de fabricação, tecelagem de lã, tingimento natural etc. Uma tradição importante que é transmitida de mãe para filha desde tenra idade.
Você pode então passar para o mercado de artesanato local. Existem belos tapetes e todos os tipos de roupas de boa qualidade, a um preço melhor do que em qualquer outro lugar!
Chinchero também é conhecido por seu complexo arqueológico, que foi construído por Tupac Inca Yupanqui no século XV.
Antes de partir, aconselho a passear por suas ruas, são poucos os viajantes que fazem isso, e é uma pena!
- Leia também: meu guia de Chinchero
Roteiro 2: Chinchero, Moray, Maras, Ollantaytambo
As visitas do roteiro 2:
A. Cusco
B. Chinchero
C. Moray
D. Maras
E. Ollantaytambo
A. Cusco
A maneira ideal para concluir esses 3 dias em Cusco é ir a Chinchero-Moray-Maras pela manhã e Ollantaytambo à tarde.
Saia de manhã, pegue o ônibus na Calle Pavitos em direção a Urubamba e Ollantaytambo e desça em Chinchero (40 minutos de carro de Cusco).
B. Chinchero
O dia começa com uma visita a Chinchero.
Como expliquei no roteiro anterior, é uma bela cidade de casas brancas conhecida por sua tecelagem tradicional, cuja técnica é transmitida de mãe para filha. É fascinante aprender sobre todo o processo de fabricação têxtil. Eu realmente recomendo que você assista a uma demonstração.
No mercado de artesanato, você encontrará belos exemplos de roupas, tapetes etc.
Comprei dois tapetes durante a minha última estadia, a um preço melhor do que em qualquer outro lugar!
Visite também a igreja na praça e o pequeno complexo arqueológico do século XV.
- Leia também: meu guia completo para Chinchero
C. Moray
Pegue um ônibus, agora na direção de Ollantaytambo, e mencione ao motorista que você está indo para Maras.
Deixará você na estrada, no cruzamento de Maras e Moray, onde vários táxis estão sempre esperando. Os dois locais são muito próximos, mas o único transporte para chegar lá são os táxis.
A opção mais fácil: pegue um táxi para visitar Maras e Moray, que o aguardará no local durante a visita.
A opção mais barata: pegue um táxi para visitar Moray (30 soles) e leve-o de volta à cidade de Maras. Da cidade de Maras, você pode caminhar até as salinas de Maras (aproximadamente 1-1: 30 h, 4,5 km). Obviamente, também é necessário calcular o retorno a pé em subidas.
Por seus terraços circulares, há quem goste de sugerir que Moray foi construído por alienígenas. É claro que essa teoria maluca é falsa, mas sua origem terrestre ainda é surpreendente: era um centro de pesquisa agrícola do período inca.
De fato, é um conjunto de terraços agrícolas com pelo menos 20 microclimas diferentes!
A diferença de temperatura de até 15 ºC entre cada terraço e o bom sistema de irrigação do local permitiu que os incas cultivassem plantas de diferentes regiões do império, mas também realizassem experimentos. Foi assim que eles conseguiram criar espécies híbridas.
- Leia também: meu artigo sobre Maras e Moray
D. Maras
Com suas 3.000 bacias de água salgada sobre as quais o sol reflete, Maras é o meu lugar favorito no Vale Sagrado. Este é um dos melhores lugares para tirar fotos!
As salinas existem desde os tempos dos incas e são muito importantes para a economia local, pois 800 famílias da região organizadas em cooperativas trabalham nelas.
Você pode comprar vários produtos de sal de Maras: lembranças feitas pelos locais a um preço muito bom.
- Atenção: a entrada para Maras (10 soles) não está incluída no bilhete turístico.
E. Ollantaytambo
Volte da mesma maneira e pegue um ônibus para Ollantaytambo (cerca de 1 h). Normalmente, se você seguir esse roteiro, será na hora do almoço quando você chegar à cidade, o que é bom porque você não tem restaurantes para escolher.
A cidade inca de Ollantaytambo tem muito a oferecer que é fácil ficar o dia todo, mas uma tarde será suficiente para ver o principal.
É uma cidade de grande importância, porque não era apenas um ponto de controle estratégico do império Inca, mas também um local de confronto entre os espanhóis liderados por Pizarro e os incas de Manco Capac II.
Começa com as ruínas de Ollantaytambo, um importante centro religioso e militar localizado em uma colina que guarda a cidade.
Há muito o que ver no local, portanto, se você tiver um pouco de orçamento, recomendo contratar os serviços de um guia para garantir que você não perca nada.
No caminho, faça um passeio pela vila. A Plaza de Armas e as ruas encantadoras oferecem um cenário ideal para tirar fotos.
Se você ainda tiver tempo, recomendo ir até Pinkuylluna, um armazém agrícola inca que parece uma pequena casa nas montanhas. O acesso é gratuito e oferece uma vista magnífica dos arredores, mas cuidado com o guarda, pois fecha as portas às 16h30!
Hospedagem em Ollantaytambo.
- Leia também: Artigo completo de Ollantaytambo
Os melhores passeios em Cusco
Se você prefere visitar Cusco com um passeio para conhecer suas principais atrações sem se preocupar com transporte, aqui estão minhas melhores sugestões de passeios:
1. Um tour completo e barato por Cusco, que inclui os 4 locais incas (Kenko, Sacsayhuaman, Puca Pucara, Tambomachay), com traslado no seu hotel em Cusco
2. As atrações mais importantes do Vale Sagrado ao melhor preço: Pisac, Ollantaytambo e Chinchero
3. A visita aos terraços de Moray e às minas de sal de Maras, com traslado em seu hotel em Cusco
Para garantir seu espaço, especialmente na alta temporada, recomendo que você reserve o passeio que mais lhe interessar!
Não se esqueça de verificar o que está incluído no preço dos passeios
E o Machu Picchu?
A continuação lógica de uma estadia em Cusco é a visita de Machu Picchu.
Você terá que ir a Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo) porque as partidas são feitas de Cusco ou Ollantaytambo. Caberá a você escolher o que melhor se adequa ao seu roteiro.
Uma boa ideia é ir a Aguas Calientes à tarde para passar a noite e ir a Machu Picchu no dia seguinte.
Por ser um lugar muito turístico, é melhor comprar o bilhete com antecedência, entre as 3 opções disponíveis:
- Passagem para Machu Picchu
- Passagem Machu Picchu + Huayna Picchu
- Passagem para Machu Picchu + Montanha Machu Picchu
Como chegar a Machu Picchu:
- De trem
A saída é de Poroy, localizada a 25 minutos de Cusco (3 horas no caminho) ou de Ollantaytambo (1:30 h no caminho) com a Peru Rail e a Inca Rail.
Melhor reservar a passagem de trem com antecedência!
2. De ônibus + caminhada
É a maneira mais barata de chegar a Machu Picchu, mas não a mais rápida.
Aqui estão os passos a seguir:
- Cusco-Santa María (5 horas): Partida do terminal de Santiago
- Santa Maria-Santa Teresa (2 horas)
- Táxi Santa Teresa-Hydroelectrica (20 min)
- Hydroelectrica-Aguas Calientes: você pode pegar o trem (45 min) ou caminhar (2: 30-3 h) seguindo os trilhos. É uma caminhada bonita e relativamente fácil.
Outra opção, muito mais prática, é pegar uma van Cusco-Hydroelectrica. Você pode comprar o bilhete facilmente em uma agência localizada na Plaza de Armas. As viagens de ida e volta podem ser adquiridas separadamente.
Aqui estão os passos a seguir:
- Cusco-Hydroelectrica (7 horas): partida por volta das 7:30 da manhã
- Hydroelectrica-Aguas Calientes: como na outra opção, você deve caminhar cerca de 2:30 a 3 horas após a ferrovia.
- O retorno geralmente é feito por volta das 14h ou 15h.
Nos dois casos, se você estiver pegando os ônibus locais ou a van de turismo, espere uma experiência bastante intensa com muitas curvas nas montanhas, pois isso pode causar dores de estômago se você não estiver acostumado a isso – algo para estar ciente!
Atenção: esta rota alternativa não é recomendada durante a estação chuvosa. A precipitação pode causar deslizamentos de terra, inundações, deslizamentos de terra, etc. Você não deve levar isso de ânimo leve, esses incidentes acontecem todos os anos!
Hospedar-se em Cusco
Aqui estão quatro propostas para diferentes orçamentos
-
La Bo’M Backpacker: Além de ser um grande favorito dos mochileiros graças ao seu delicioso creperie e ao acolhimento de Sarah, uma francesa muito simpática, esta pousada em San Blas é recomendada por Lonely Planet por sua excelente relação custo-benefício. Bom café da manhã wifi e crepe incluído – apenas 9 euros para um dormitório ou 23 euros para um quarto!
- La Casona Real Cusco: para maior conforto, sugiro este simpático hotel de estilo tradicional localizado em uma rua muito tranqüila, a um passo da Plaza de Armas. Muito limpo, água quente, boa wifi, excelente recepção, café da manhã incluído, a partir de apenas 55 euros por noite!
Hotel Tierra Viva Cusco San Blas: um hotel muito charmoso em San Blas. Os quartos são bastante espaçosos, camas muito confortáveis, decoração moderna agradável com alguns elementos tradicionais de Cusco, pátio interior, buffet de café da manhã incluído, a partir de 75 euros por noite!
- Antigua Casona San Blas : Aqui está um hotel pequeno, elegante e íntimo, no coração do bairro de San Blas. Os quartos são muito confortáveis, a decoração é moderna e tradicional, oferecendo um ambiente aconchegante, e o restaurante Piedra & Sal é um dos melhores de Cusco. O café da manhã está incluído e também é muito bom. A partir de 150 euros por noite.
-
Palacio del Inka Luxury Collection: uma grande casa colonial localizada em frente ao Coricancha e a 5 minutos da Plaza de Armas, preservou sua essência autêntica, com suas grandes paredes de pedra, seus pátios interiores e sua decoração clássica. Possui uma piscina, um excelente restaurante, um bar chique e o Andean Spirit Spa que oferece tratamentos tradicionais. Está incluído um café da manhã saboroso. A partir de 350 euros por noite.
Nosso mapa turístico de Cusco
E o que você gostaria de fazer em dois ou três dias em Cusco?
Reserve sua passagem aérea com o melhor preço
Você quer ir para o Peru? Se você deseja obter a melhor tarifa para suas passagens aéreas, pode usar nosso comparador, em colaboração com o Skyscanner: É a garantia de obter o melhor preço para seu voo internacional e voos para o interior do Peru.
Quer alugar um carro no Peru?
É verdade que é a melhor maneira de viajar pelo Peru com liberdade e flexibilidade!
No entanto, é essencial comparar cuidadosamente as diferentes opções para encontrar o melhor carro ao melhor preço e, assim, respeitar o seu orçamento.
O melhor conselho que posso dar é parar no Booking.com Cars por três grandes razões:
- Este site permitirá que você compare facilmente os preços das diferentes agências: uma maneira rápida e fácil de encontrar o melhor preço!
- O cancelamento geralmente é gratuito: dessa forma, você tem o direito de mudar de idéia no último minuto
- Oferece seguro completo e mais barato do que em outras empresas: é então uma economia instantânea
Clique no botão verde para encontrar seu carro no Peru:
Você está viajando para o Peru? Esses artigos vão te ajudar!
Explore todos os nossos artigos sobre o Peru: Todos os artigos e guias sobre o Peru estão listados aqui!
- Vale Sagrado dos Incas: As 21 coisas para ver e visitar
- Aguas Calientes: O que fazer e ver na cidade de Machu Picchu
- Montanha das 7 Cores: O guia completo!
- Ollantaytambo: Os 7 melhores pontos turísticos
- Písac: As 10 principais coisas para ver e visitar